boat jetty sunset lake windermere lake district cumbria england uk europe
Amar Roop Singh

“O yogue é aquele que se apoia totalmente na Consciência Suprema em todas as suas ações.”

Se há uma palavra frequentemente pronunciada, debatida, pensada, sentida mundo afora, há milênios, essa palavra é Yoga. Há inclusive questões sobre sua pronúncia correta, como por exemplo, se se fala “Iôga” ou “Ióga”. Mas por que esse termo com origem na língua sagrada indiana chamada sânscrito suscita tudo isso? Porque Yoga é um relacionamento, se vivencia. E quando isso acontece nos transforma.

Yoga significa “União”. Quando a alma individual se relaciona com a Alma Universal/Deus/Consciência Cósmica/Criador ou qualquer outro nome que você queira denominar, há a abertura para um estado superior de Consciência. Além da própria mente e seus conceitos racionais. Além das emoções mundanas e tão familiares ao ser humano. Há um encontro, profundo e direto com o Infinito.

O yogue é aquele que se apoia totalmente na Consciência Suprema em todas as suas ações. Despertou de um sono consciencial e se mantém desperto, sem dar tanta importância a si mesmo, esvaziando-se de si mesmo e fundindo-se com o próprio Ser Infinito.

Nesse sentido, não se “pratica” Yoga. As técnicas não são o objetivo final, mas sim meios para se chegar e se manter no estado de Yoga. No processo yóguico, aqueles que estão despertando – yoguins e yoguines – aprendem a conhecer a si mesmos, através do próprio corpo físico, emoções, sentimentos e a mente, usando tudo isso para limpar, fortalecer, harmonizar. Então, cria-se saúde, força física e espiritual, nos tornando prontos para a ação e ao mesmo tempo serenos e sábios.

Yoga da Consciência

Vivenciando o milenar caminho de Kundalini Yoga, por exemplo, as estratégias são um conjunto de posturas (ásanas), respirações (pranayamas), travas (bhandas), selos (mudrás), movimentos, concentração (dharana), ritmo, sons especiais (mantras), relaxamento e meditação. De forma precisa, o praticante vai em direção a um estado mais equilibrado e expandido de si mesmo, facilitando o acesso ao silêncio interno, à clareza da mente e às dimensões superiores da própria Consciência.

Kundalini significa “Consciência”. Então, Kundalini Yoga significa “Yoga da Consciência”. Suas técnicas são precisas e diretas, dando ao praticante os meios para que possa explorar sua própria Consciência, suas dimensões, facetas, profundidades, natureza e potenciais como Ser Humano.

Ao vivenciar seu próprio Ser Infinito e autêntico, você irá conhecendo seu verdadeiro potencial como Ser Divino vivenciando a experiência de Ser Humano. Velhos hábitos serão gradualmente quebrados e dissolvidos. Novos hábitos surgirão, criando um corpo saudável, uma Mente clara e eficiente, um coração tranquilo e intuitivo, e uma Vida cada vez mais consciente. O fruto disso tudo? Sua felicidade.

Sat Naam
(A Verdade é a minha Identidade)