uttanasana
Gilliard Vasconcelos

“O que realmente importa dentro do tapete não é fazer a postura correta, mas sim manter uma atitude correta.”

No Yoga cada postura que fazemos é chamada de ásana, que significa “postura estável e confortável”. Pela definição já dá para perceber que ásana, apesar de às vezes desafiante, não precisa ser sinônimo de sofrimento. Assim como a estabilidade e conforto se conseguem com o tempo e a experiência, um ásana se conquista da mesma forma, com prática e paciência.

Cada ásana é feito visando alcançar objetivos específicos que se estendem além da estrutura muscular e óssea, porém para alcançar estes objetivos que elevam nossa experiência no mundo, é necessário uma atitude mental correta seguida de uma atitude física igualmente correta, reforçando a velha máxima “mente sã, corpo são”.

O que importa é a atitude.

O que importa é a atitude

Então, respondendo à pergunta que dá título a este texto: Não, você não precisa chegar até o chão, muito menos se você está iniciando a prática ou possui limitações físicas.

O que você pode fazer, se sentir necessário, é preparar a sua mente para perceber e focalizar os objetivos corretos e preparar o seu corpo para que ele não seja um obstáculo ao alcance destes objetivos, seja dentro ou fora do tapete. Com paciência, tolerância e perseverança vamos muito longe e com saúde!

As sessões de Yoga e os desafios que as acompanham são um ótimo treino para condicionar seu corpo e mente para se portar corretamente diante da vida, levando uma atitude positiva e construtiva para todos os momentos, com tranquilidade no coração e efetividade na ação, qualidades naturais ao ser pleno que todos nós somos.

Namastê e boa prática!