5-Dicas-Habitos-de-Sucesso
Gilliard Vasconcelos

“(…) dedique-se a uma mudança de cada vez. Se você começar mudando pequenas coisas, as chances de mantê-las serão muito maiores.”

Se você já tentou inúmeras vezes ter uma vida mais saudável encaixando aquela atividade física na sua rotina diária mas nunca teve sucesso, ou pior, acabou voltando para a mesma rotina anterior acrescidos alguns quilos a mais na consciência e uma autoestima abalada, então este artigo é para você.

Abaixo compartilhamos com você algumas dicas fundamentais para quem deseja criar um novo hábito de sucesso.

1 – Evitar impressões negativas.

Pôr o corpo em movimento costuma trazer sensações mistas de desconforto e prazer. Esta dinâmica está presente em todas as atividades da vida, com a atividade física não é diferente.
Sabendo disto experimente focar sempre nas impressões positivas que a prática lhe traz, e observe que o desconforto dura pouco, mas o bem-estar que fica permanece por muito mais tempo.

Sempre que pensar em fazer alguma atividade física lembre-se primeiro destas impressões de prazer e bem-estar. Sempre que praticar observe, guarde e aproveite bem estes momentos agradáveis para que você se lembre facilmente depois.

2 – Livre-se das desculpas.

“Estou muito ocupado; não tenho tempo; estou cansado; estou muito gordo/velho; minha saúde não está ‘bem’; exercício é muito difícil; meu corpo não é de atleta”. Todo mundo já utilizou algumas destas desculpas para pular uma atividade física quando bate aquela preguiça.

O problema é que o uso destas desculpas serve apenas para lhe fazer permanecer numa mesma rotina que não favorece sua saúde e, o pior, reforça o estado da desculpa. Por exemplo: quem está cansado, tende a ficar cada vez mais cansado com o sedentarismo.

Para quem está ocupado ou não tem tempo, lembre-se de que é possível separar 10 a 15 minutos do dia para uma prática rápida que pode trazer muitos resultados, dentre eles o aumento da produtividade que tende a deixar mais tempo livre ao final do dia.

Para quem se sente gordo/velho ou sente que não está bem de saúde lembre-se de que nunca é tarde para começar. Mesmo para um idoso ou um atleta-de-sofá, a atividade física tende a trazer ótimos benefícios. Pouquíssimos casos podem fazer do exercício físico algo não recomendado, nestes casos procure seu médico e descubra alguma atividade segura para você.

Há quem ache exercícios físicos muito dolorosos ou difíceis, para estas pessoas é bom lembrar de que não é preciso começar buscando o resultado máximo. Exercícios não devem trazer muito desconforto ou machucar, você também não precisa chegar ao limite se não quiser. Atividades agradáveis e leves já podem trazer um verdadeiro upgrade no seu bem-estar geral.

Se seu corpo não é de atleta, tenho uma boa notícia: 99% das pessoas que se beneficiam da atividade física também não tem, então ponha as desculpas de lado e comece já!

5 Dicas Hábitos graficos

Comece sempre com atividades fáceis demais para se dizer não.

3 – Apenas dois Minutos: hábito primeiro, resultados depois.

Quando se fala em atividade física, uma boa dica é criar um hábito e encaixá-lo na sua rotina de um modo que não precise pensar antes de fazer, para isso podemos criar gatilhos mentais. Já ouviu falar da regra dos dois minutos?

A regra dos dois minutos baseia-se no seguinte: como dois minutos é muito pouco tempo, qualquer atividade que possa ser feita neste curto espaço de tempo não compensa ser adiada, pois exige muito pouco esforço de realização. Então se alguma atividade demorar menos do que dois minutos para ser feita, faça-a imediatamente sem pensar em adiá-la.

Podemos usar esta regra de inúmeras formas, por exemplo: ao acordar crie uma tarefa simples como trocar de roupa, arrumar seu tapete de Yoga e ficar pronto para começar a prática. Como isto pode ser feito de um modo que leve menos de dois minutos, você pode se condicionar a fazê-la sem pensar, quando perceber já estará de pé em cima do tapete pronto para iniciar suas atividades e mudar sua vida para melhor.

4 – Não espere estar bem para fazer exercício, use o exercício para ficar bem.

Existe um grande segredo oculto pelos que conseguem disposição para manter uma prática diária permanente, você quer saber qual é este segredo? Então vou dizer: é a atividade física que gera energia e disposição.

As pessoas que mantém uma rotina saudável de exercícios descobriram que aquecer o corpo é como usar um superpoder que faz a letargia, o desânimo e a baixa energia irem embora. Então quando você estiver mentalmente cansado, letárgico ou desanimado para praticar experimente despertar esta verdadeira usina de força que seu corpo possui e veja os resultados imediatos na melhora do humor e dos níveis de energia.

Apenas algumas voltas de Saudações ao Sol podem ser a diferença entre um dia letárgico, pessimista, de baixa produtividade e um dia produtivo, otimista com muitas experiências de vida!

5 – Mude uma coisa de cada vez.

Aqui a dica é simples, dedique-se a uma mudança de cada vez. Se você começar mudando pequenas coisas, as chances de manter estas mudanças serão muito maiores.

Por isso busque começar com uma prática levíssima e agradável de apenas alguns poucos minutos em um horário específico do dia. Algo que você goste de fazer e se sinta bem. Com o tempo naturalmente surgirá a vontade de aumentar a duração dos exercícios, incluir novas posturas e técnicas.

Após estar com esta rotina bem agregada à sua vida, você pode ir gradualmente incorporando outras mudanças de alimentação e estilo de vida. Em alguns meses você terá a vida que sempre sonhou e nem terá sentido dificuldades!

Então o que está esperando? Ponha estas valiosas dicas em ação e compartilhe seus resultados!