Vicios--Ansiedade-e-Depressão-5-formas-de-como-o-Yoga-ira-ajudar-Low
Gilliard Vasconcelos

As atividades aeróbicas ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão liberando substâncias que nos trazem uma agradável sensação de que tudo está indo bem, isto é fundamental para quem vivencia uma condição crônica de depressão, ansiedade ou quem passa por problemas de abstinência. Mas alguns tipos de atividades possuem benefícios melhores que outros, o Yoga tem sido muito estudado como ferramenta de superação para estes casos e vem tendo sua eficácia comprovada.

O Hatha Yoga (que mistura posições físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação) é uma atividade eficiente para reduzir a duração e a intensidade dos sintomas de abstinência. Estes sintomas incluem depressão, ansiedade, irritabilidade e insônia que podem durar até dois anos após o encerramento do vício e, se não forem corretamente acompanhados acabam se tornando as principais razões para uma recaída. O sucesso do Hatha Yoga nestes casos aumenta proporcionalmente ao número de sessões praticadas por semana.

Separamos para você cinco formas de como o Yoga atua para superar as crises de abstinência, ansiedade e depressão:

vicios-1

A respiração tranquiliza, limpa e energiza.

1 – Yoga ajuda na consciência respiratória

Um dos principais pilares da prática de Yoga é aprender a respirar conscientemente. Através da alteração do padrão respiratório nós conseguimos influenciar todo o corpo, acelerando ou desacelerando nosso Sistema Nervoso e reações emocionais. Além disso, explorar nosso potencial respiratório ajuda a levar mais oxigênio às células deixando todo o nosso corpo mais energizado para enfrentar as dificuldades com mais otimismo.

2 – Yoga melhora a saúde e a resistência do corpo.

A combinação dos ásanas de flexão, torção e extensão permitem um direcionamento maior do sangue oxigenado para regiões que se deseja trabalhar. A ativação destas regiões colabora para um funcionamento mais harmônico do corpo ativando glândulas contribuindo para a manutenção da saúde. Um corpo forte e bem oxigenado reage muito melhor às crises trazendo mais confiança para a pessoa com dificuldade.

3 – Yoga ajuda a desintoxicar.

Pode-se dizer que a grande maioria das moléstias que assolam o corpo humano se dá direta ou indiretamente por carência nutricional ou toxidade acumulada. Com o aumento da circulação no corpo e a oxigenação sanguínea conseguimos facilitar o processo de liberação de toxinas celulares e tensões acumuladas.

Outro ponto importante é a habilidade que temos de deixar nosso ambiente sanguíneo temporariamente menos ácido, que facilita a coleta dos detritos de inúmeros processos metabólicos e de resíduo de substâncias ácidas.

4 – Yoga alivia a resposta ao estresse.

As atividades aeróbicas são ótimas para a saúde, porém muitas delas aumentam o nível de cortisol no sangue, o hormônio do estresse e isto pode não ser o mais recomendado para quem enfrenta problemas de ansiedade e irritabilidade advindos da abstinência. Neste caso o Yoga tem grande vantagem, pois mantendo excelentes efeitos aeróbicos, ajuda a reduzir os níveis de cortisol atuando no Sistema Nervoso Parassimpático, responsável pelo relaxamento do corpo.

Com isto os praticantes de Yoga tendem a ter respostas moderadas ao estresse reduzindo a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, sinais de boa saúde cardiovascular. O Yoga também melhora a variação de resposta cardíaca aos estímulos fazendo o coração bater mais rápido ou mais lento de acordo com cada situação, esta variação é um ótimo indicador da saúde do coração, fundamental para lidar adequadamente com a ansiedade, a depressão e com os vários sintomas da abstinência.

guerreiros

Yoga é uma boa oportunidade de conhecer ótimas pessoas!

5 – Encontrar pessoas abertas e dispostas a ajudar.

Através do Yoga podemos conhecer pessoas muito especiais que possuem um alto grau de empatia com os outros. Isto é ótimo para formar laços significantes e participar de uma comunidade que dê suporte emocional à superação dos obstáculos.

Muitos praticantes lutam com condições crônicas e usam o Yoga para criar espaço para emoções mais positivas e reduzir os efeitos negativos destas condições nas próprias vidas. É muito encorajador conviver com pessoas assim que nos estimulam a ser sempre melhores e querer sempre o melhor para os outros.

Além de todos os benefícios individuais que o Yoga pode nos dar, é envolvendo-se na comunidade que podemos encontrar uma infinita fonte de alegrias e inspirações para nossa vida.

E você está passando por dificuldades crônicas ou processo de superação de vícios? Experimente praticar Yoga hoje mesmo!